O que é o Espírito?
R: Um átomo (Paramanu) de Ar (Paramatman).
Do que é composto o Espírito?
R: Visão e sabedoria.
Como isso é possível?
R: No centro da cabeça está a glândula pineal que é um espaço de consciência chamado de Alayavijnana e representa a "coemergência" da incessante luminosidade da mente (Prakasa). Os dois olhos é resultado de uma falha da natureza causado pela paixão (Kasaya). É a mistura da união do pai com a mãe conhecido como Prapanca, como é da Terra com o Céu e assim da Água com o Ar. Antes disso só existia o Sol e a partir do desenvolvimento do Sol surgiram os demais planetas, os seres vivos e seus sexos opostos. A clara luz é a mente na sua natureza básica (Dharmadhatu).
Então o Espírito tem apenas um único olho?
R: Sim
Como isso é possível?
R: A partir da luminosidade do Sol tudo surgiu. Essa luz significa Ar. O Ar é composto por infinitos átomos. Cada ser vivo tem dentro de sí um desses átomos que entrou nas águas da mãe. É como uma semente plantada na Terra que se transforma numa Arvore que é o corpo.
Com você sabe que o Espírito é um átomo?
R: Por que ele está dentro de nós no centro da cabeça e é nutrido pela respiração que limpa o sangue cheio de substâncias materiais impuras da Terra.
De que forma você descobriu isso?
R: Existem várias formas de adquirirmos sabedoria. Podemos ler as escrituras. Podemos contemplar a luz do Sol que é a luz da mente. Podemos meditar na respiração que é o processo de mover o Ar para dentro e para fora dos pulmões para facilitar as trocas gasosas com o ambiente interno, principalmente para expulsar o dióxido de carbono e trazer oxigênio.Tudo isso gera lucidez e está incessantemente acessível.
Como o Espírito possui sabedoria?
R: Por que ele vê tudo e sabe de tudo.
De que forma ele vê e sabe de tudo?
R: A totalidade do Ar é completamente espiritual. Permeia todas as coisas e é conhecido como Vayu. Paramatman flutua por Vayu atingindo qualquer lugar e qualquer coisa por meio da liberdade do Espaço que se chama Akasha.
Então quando morrermos seremos a totalidade do Ar dentro do Espaço?
R: Sim
Como se explicar a invisibilidade do Espírito?
R: O átomo espiritual chamando Paramanu corresponde à menor unidade possível. Este objeto material é dividido em partes menores e este último é ainda divisível em partes menores que são ainda divisíveis em partes ainda menores. Este processo não pode continuar infinitamente e a menor parte da matéria que não pode ser mais divisível é chamada de átomo ou Paramanu. Este átomo é sem partes, eterno e indivisível. Por ser a última unidade da matéria, deixa de ser matéria e passa a ser espírito e sendo indivisívelmente pequeno se torna invisível.
Então o Espírito é a menor parte da matéria?
R: Sim
Por que ele encarna já que é matéria?
R: Por que ele enjoa da enternidade e de não ter um corpo físico para fazer coisas. Esse tédio se chama Mahamoha.
Como isso é possível?
R: O Espírito cansa da solidão, desisti da eternidade, que é puro vazio chamado Svabhava e decide encarnar usando seu poder chamado Anima-Siddhi. Esse Purusa viaja solitário (Sannyasa) como luz pelo universo (Indrajala) e às vezes, dependo do seu estado psicológico (Bhava), decide por conta própria retornar a matéria. Esses estados psicológicos também são estados de espírito e refere-se a Mahamoha.
Então a encarnação é a mistura do Ar com a Água?
R: Sim
Como isso é possível?
R: Por meio da respiração, o cérebro mistura os dois e forma o Prapanca. A Água é toda matéria do corpo e se chama Prakrti e o Espírito todo o Ar do corpo chamado Purusa.
Então Purusa é um átomo inútil e só encarna para fazer alguma coisa de tanto tédio?
R: Sim
Então por que não lembramos disso tudo?
R: Claro que lembramos. Basta você sofrer o suficiente que a ficha cai. A natureza material por si só nos faz relembrar através da dor. Quando você sentir dor, sofrer de alguma doença ou envelhecer, automaticamente se frustrará com seu próprio corpo físico.
Como alcançamos esse Purusa dentro de nós?
R: Dormindo ou morrendo de fome.
Por onde ele sai do corpo?
R: Pela moleira ou fontanela quando recém nascido e depois de maduro por uma abertura craniana que leva à interseção das suturas coronais e sagital da cabeça chamado Dasamadvara.
Por que dormimos e acordamos?
R: Por que o corpo está preso em Samsara.
O que é Samsara?
R: O mundo material.
Como se libertar da matéria?
R: Dormindo sem nunca mais acordar.
Que relação há entre o sono e o corpo com o espírito e a matéria?
R: Quando dormimos estamos parcialmente sem respirar. A frequência cardíaca diminui tanto que entramos em um estado de escuridão chamado Sushupti. Temos acesso a vários sonhos incríveis ou pesadelos horríveis justamente de acordo com a imperfeição na respiração. O sono e a morte estão muito próximos. O corpo esquece de respirar e fica entre a vida e a morte. O espírito que está preso na glândula painel depende de Ar através da respiração para se iluminar, mas na escuridão do sono, está na beira do falecimento. Se conseguirmos dormir e não acordar morreremos bem, pois o espírito se desmaterializa por completo atingindo o Plano Astral chamado Antariksa e se fundi completamente com Vayu dentro de Akasha.
O que significa desmaterializar?
R: Significa que a Alma saiu do corpo se tornando Espírito, como uma largada sai do seu casulos e se transforma numa borboleta. Esse luz de Purusa se chama Taijasa que é o resultado final da evolução humana chamado Moksha.
Como você tem certeza de tudo isso.
R: Tudo isso já está em nossas mentes e incessantemente presente.
O corpo físico então é um cativeiro para o Espírito?
R: Sim
Então se nascemos por conta do tédio da eternamente, que garantia temos de não reencarnar novamente depois que o Espírito for liberto?
R: Infelizmente nenhuma. Mas se no futuro nos sentirmos entediados e entrarmos novamente em um corpo carnal, continuaremos a ter acesso a Alayavijnana graças a Paramatman.
Como dormir e nunca mais acordar?
R: IXXI ai lascou 🤣🤣🤣