24 de junho de 2022

Qual o sentido da vida?

Qual o sentido da vida?

R: Aprender.

Aprender o que exatamente?

R: O que lhe for bom ou conveniente. 

Qual o propósito da vida?

R: Aprender a ser imortal.

Como isso é possível?

R: Estudando.

O que eu devo estudar exatamente para aprender a ser imortal?

R: Existem inúmeros textos e livros que tratam sobre esse assunto e todos são essenciais, mas a bíblia é um bom começo. 

Por que todos são essenciais? A bíblia sozinha não seria o suficiente?

R: Todos os livros e textos que tratam sobre a imortalidade são essenciais por que a imortalidade é um assunto ligado a separação dos elementos. Como nascemos na Terra através da mistura da Água com o Ar aquecidos pelo Fogo da paixão, a Terra acaba sendo o receptáculo da Alma que é a mistura total. Sendo assim, todas as informações e conhecimento da Terra, nas diversas culturas, religiões e lugares, tem sua relevância específicas para cada etapa ou fase no processo de aprendizado. Cada conteúdo ensinado nas várias tradições e regiões da Terra são específicas para cada parte da evolução da consciência e do ensino em relação ao corpo e a transmigração. 

Então preciso estudar tudo para aprender a ser imortal?

R: Sim.

Você teria alguma indicação?

R: Com a Bíblia você aprende um pouco. Com o Bhagavad Gita você aprende um pouco. Com o Mahabharata mais um pouco. Com os Upanishads mais um pouco. Com os Vedas mais um pouco. Com o Sefer Yetzirah você aprende mais um pouco. Com o Tao Te Ching você aprende um pouco. Com o Livro dos Espíritos de Allan Kardec você aprende mais um pouco. Com o Sutra do Coração você aprende mais um pouquinho. Com a Teogonia de Hesíodo mais um pouco. Com o Liber AL vel Legis mais um pouco. 

Como é que eu vou conseguir tempo para estudar tudo?

R: Se não der tempo nessa vida, você morre e renasce numa outra para dar continuidade até aprender.

Mas se eu morrer e renascer, não lembrarei de nada e terei que começar tudo de novo?

R: Não. Apesar de você renascer como uma criancinha ignorante novamente, dependendo do nível de aprendizado e conhecimento adquirido na vida passada, você renasce em outra cada vez mais rica e nobre e assim, a cada renascimento, você ganha mais tempo para estudar, renascendo em famílias cada vez melhores.

Então renascemos em famílias ricas quando nas outras vidas éramos estudantes. Mas renascemos em famílias pobres quando nas outras éramos ignorantes? 

R: Sim.

Como isso é possível?

R: Quanto mais você aprende sobre a imortalidade, mais você aprende sobre o Espírito e assim mais você aprende sobre o Ar. Quando você nasce sem interesse sobre esses assuntos, não faz mal e não tem problema nenhum, por que a natureza tem seu sistema próprio de ensino que é caracterizado pela dor e pelo sofrimento. Então, você pode até não se importa muito com a imortalidade por um tempo ou por algumas vidas mas em algum momento ou em alguma vida você percebe o sofrimento que a natureza impõe com dor e morte e acaba buscando a imortalidade. Ao buscar a imortalidade, você ganha consciência sobre o Ar e assim, a cada morte, fica mais tempo nele como Espírito. E a cada renascimento, você só renasce por ignorância e essa ignorância não pode ser explicada justamente por ser ignorância. Não há uma razão para você nascer ou morrer diante a consciência, pois a consciência é eterna e independente de renascimentos ela está incessantemente presente. Então você pode renascer por ignorância ou por livre árbitro. Você pode morrer por livre árbitro ou por ignorância. Tudo depende da sua consciência e sua consciência depende do seu aprendizado. Se você aprendeu muito, quando você morrer dificuldade irá quer voltar a vida para sofrer, mas se aprendeu pouco, pode ser que um dia você acabe querendo voltar e esse dia pode ser num futuro em que os seres vivos da Terra estejam num estado de consciência ainda mais elevados e assim ainda mais ricos e nobres. Mas se você não aprendeu nada, então ignorantemente após a morte você não saberá o que fazer nem para onde ir ou ficar e ignorantemente qualquer coisa pode acontecer com você já que você não tem absolutamente consciência de nada. Como uma vaca. Se você perguntar a uma vaca se ela sabe que é uma vaca ela não lhe responderá nada. Mas se você perguntar a Deus se ele sabe quem ele é, ele lhe dirá que ele é o que é, ou seja, imortal. 

E o que eu faço depois que eu aprender? 

R: Ensina os demais interessados.

Mas se eu ainda não morri, como eu sei que aprendi?

R: Se você aprendeu a ser imortal e ainda está vivo é por que ainda não aprendeu a ser mortal. 

Como isso é possível.

R: Se o propósito da vida é aprender a ser imortal, o propósito da morte é ensinar isso. Então se você prendeu uma coisa, depois o que resta é ensinar essa mesma coisa. 

Então depois que aprendemos a ser imortais, continuamos vivos para ensinar? 

R: Sim.

Eu poderia esquecer o que eu aprendi? 

R: Diante da eternidade sim.

O que é transmigração?

R: A transmigração é o processo de aprendizado ligado a separação dos elementos que formam a Alma. 

Do que é formada a Alma?

R: A Alma é formada pela mistura do Corpo com o Espírito. Isso ocorre através da união dos 4 elementos. 

Por que para sermos imortais precisamos aprender a separar esses elementos dentro de nós?

R: Os elementos são misturados para gerar vida e vida não é sinônimo de consciência. Vida é sofrimento e o sofrimento faz parte do aprendizado por que somente a vida morre, mas a consciência não. A consciência é o Espírito e o Espírito é eterno, logo, imortal. O resto que não é Espírito, ou seja, que não é o elemento Ar, com o tempo morre, como a Água que uma hora seca, como o Fogo que uma hora apaga.

E a Terra?

R: Todos os elementos são eternos, assim como o Ar, mas a união deles que não. A Terra é a soma dos restos que sobra da mistura. A Terra é o corpo do cadáver. A Terra são as cinzas do morto. Depois que a Água do corpo seca, depois que o calor do corpo que é o Fogo apaga, ficam apenas a Terra e o Ar. O corpo, que é a Terra vira pó e na Terra fica. O Espírito, que é o Ar, voa e no Ar fica e isso é o que se chama de transmigração da Alma.